segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Frase, oração e período são a mesma coisa?

Frase, oração e período são a mesma coisa?
Não. Por convenção, chama-se frase qualquer enunciado lingüístico com sentido acabado, mesmo que ele tenha apenas uma palavra. É o caso dos três exemplos abaixo:

Nevou. Cuidado! Que pena!

Oração é o enunciado lingüístico, com sentido acabado ou não, organizado em função de um verbo. Toda oração exige um verbo ou uma locução verbal. Das três frases acima, apenas a primeira – Nevou. – constitui uma oração. Período é um enunciado lingüístico com sentido acabado, formado por uma ou mais orações.
Na escrita, ele é marcado por letra maiúscula no início e ponto final, de exclamação ou de interrogação no fim.

'O velho, um bêbado esfarrapado, deitara-se de comprido no banco,
dirigira palavras amenas a um vizinho invisível e agora dormia.'
(Lygia Fagundes Telles)

O enunciado acima é um período composto por três orações, o que é indicado pela presença das três formas verbais assinaladas.

O ato de comunicação:
Em todo processo de comunicação intervém necessariamente um conjunto de fatores: um emissor ou pessoa que perante um estímulo codifica, elabora e transmite para outra – o receptor – uma informação ou mensagem sobre o mundo ou sobre si mesmo, dentro de um referente ou contexto. Para transmitir essa mensagem, o emissor emprega um conjunto de signos, que se combinam de acordo com regras – código ou língua. Seu meio de difusão é um meio físico – o canal. Exemplo: o ar, no caso das ondas sonoras; o papel, no caso do texto impresso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário