quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Tempos Verbais Primitivos e Derivados

Muitos aqui devem ter-se perguntado o porquê de algumas formas verbais existirem. Por que o correto é dizer “se eu vir” e não “se eu ver”; "se eu vier" e não "se eu vir"; “se eu souber” e não “se eu saber”, por exemplo? O que vou expor aqui é resultado do que aprendi. Muitos podem se surpreender, assim como eu me surpreendi quando estudei o assunto sobre Verbos. Espero que, com isso, muitos consigam entender a razão de certas formas verbais existirem, em vez de outras.

Na língua portuguesa, existem três tempos (ou formas) verbais primitivos. Deles originam-se os demais. Vejamo-los:

1. Presente do Indicativo;
2. Pretérito Perfeito do Indicativo;
3. Presente do Infinitivo Impessoal.

1. PRESENTE DO INDICATIVO

>> Da 1ª pessoa do singular (eu) do Presente do Indicativo provém o Presente do Subjuntivo.

Se o verbo for de 1ª conjugação, isto é, terminado em -ar, retira-se a desinência “o” e acrescenta-se “e”. Por exemplo:

eu cant-o > que eu cant-e.

Se for de 2ª ou 3ª conjugações, isto é, terminado em –er ou -ir, retira-se a desinência “o” e acrescenta-se “a”. Por exemplo:

eu vend-o > que eu vend-a;
eu part-o > que eu part-a.

A essas formas, é claro, acrescentam-se, também, as desinências número-pessoais, que são as seguintes: -, -s, -, -mos, -is, -m. Vejamos:

eu cant-o > que eu cant-e, que tu cant-e-s, que ele cant-e, que nós cant-e-mos, que vós cant-e-is, que eles cant-e-m.
>> Das 2as. pessoas do Presente do Indicativo (tu e vós), sem o “s”, mais a 1ª pessoa do plural (nós) e as 3as. pessoas (ele, eles) do Presente do Subjuntivo, origina-se o Imperativo Afirmativo:

Eu canto
Tu cantas > canta
Ele canta
Nós cantamos
Vós cantais > cantai
Eles cantam

Que eu cante
Que tu cantes
Que ele cante > cante
Que nós cantemos > cantemos
Que vós canteis
Que eles cantem > cantem

Sendo assim:

-
Canta (tu)
Cante (você)
Cantemos (nós)
Cantai (vós)
Cantem (vocês)
>> O Imperativo Negativo possui as formas idênticas às do Presente do Subjuntivo: -, não cantes (tu), não cante (você), não cantemos (nós), não cantem (vocês).

2. PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO

>> Da 3ª pessoa do plural (eles) do Pretérito Perfeito do Indicativo provêm o Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo, o Futuro do Subjuntivo e o Pretérito Imperfeito do Subjuntivo.

Vejamos, agora, suas formações:

Tomemos como exemplo o verbo “cantar”. Se o conjugarmos na 3ª pessoa do plural do Pretérito Perfeito do Indicativo, teremos “eles cantaram”.

Então, vejamos:

> O Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo obtém-se retirando-se a terminação “-m”: cantaram > cantara.

> O Futuro do Presente do Subjuntivo obtém-se retirando-se a terminação “-am”: cantaram > cantar.

> O Pretérito Imperfeito do Subjuntivo obtém-se retirando-se a terminação “-ram” e acrescentando-se a desinência modo-temporal “-sse-“: cantaram > canta > cantasse.

Às formas do Pretérito Mais-que-Perfeito do Indicativo e do Pretérito Imperfeito do Subjuntivo acrescentam-se as desinências número-pessoais (-, -s, -, -mos, -is, -m): eu cantara, tu cantara-s, ele cantara, nós cantára-mos, vós cantáre-is (exceção; troca-se o “a” pelo “e”), eles cantara-m. Se eu cantasse, se tu cantasse-s, se ele cantasse, se nós cantássemos, se vós cantásse-is, se eles cantasse-m.

Às formas do Futuro do Presente do Subjuntivo acrescentam-se as desinências “-, -es, -, -mos, -des, -em”. Se eu cantar, se tu cantar-es, se ele cantar, se nós cantar-mos, se vós cantar-des, se eles cantar-em.
3. PRESENTE DO INFINITIVO IMPESSOAL

>> Do Presente do Infinitivo Impessoal originam-se:

> O Pretérito Imperfeito do Indicativo, mais as terminações correspondentes: eu cantava, tu cantavas, ele cantava, etc.; eu vendia, tu vendias, ele vendia, etc.; eu partia, tu partias, ele partia, etc.

> O Futuro do Presente do Indicativo, mais as terminações correspondentes: eu cantarei, tu cantarás, ele cantará, etc.

> O Futuro do Pretérito do Indicativo, mais as terminações correspondentes: eu cantaria, tu cantarias, ele cantaria, etc.

> O Presente do Infinitivo Pessoal, mais as terminações “-, -es, -, -mos, -des, -em”: cantar, cantares, cantar, cantarmos, cantardes, cantarem.

> O Gerúndio: cantando; vendendo; partindo.

> O Particípio: cantado; vendido; partido.
Obs.: Nem sempre determinadas formas provêm totalmente da forma primitiva. Há algumas, como, por exemplo, “queira”, “saiba” que não são escritas como originadas de “quero” e “sei”.

As formas “vir” (de ver), “vier” (de vir), “souber” (de saber), “disser” (de dizer), dentre outras, por exemplo, são formas do Futuro do Presente do Subjuntivo. Esse tempo é usado em frases que indicam condição, tempo futuro. Tais formas, como já expliquei, provêm da 3ª pessoa do Plural do Pretérito Perfeito do Indicativo, sem, nesse caso, a terminação “-am”. Vejamos:

Ver > eles viram > vir. Portanto, se ou quando eu vir, tu vires, ele vir, etc.

Vir > eles vieram > vier. Portanto, se ou quando eu vier, tu vieres, ele vier, etc.

Saber > eles souberam > souber. Portanto, se ou quando eu souber, tu souberes, ele souber, etc.

Dizer > eles disseram > disser. Portanto, se ou quando eu disser, tu disseres, ele disser, etc.

Obs.: Vale a pena distinguir o Infinitivo do Futuro do Subjuntivo. Há verbos que possuem, tanto para um quanto para outro, uma só forma: cantar > Isto é para eu cantar; Se ou quando eu cantar. Há, porém, outros que possuem duas formas, uma para o Infinitivo e outra para o Futuro do Subjuntivo: Isto é para eu saber; Se ou quando eu souber. Percebeu a diferença? No caso do verbo “cantar”, a forma infinitiva é apenas idêntica à do Futuro do Subjuntivo. Tal forma idêntica deve ser classificada conforme a frase em que estiver. Se determinado verbo não possuir a forma primitiva, consequentemente não possuirá as derivadas. Por exemplo, o verbo "abolir" não possui a 1ª pessoa do Presente do Indicativo. Por consequência, não possui o Presente do Subjuntivo, o Imperativo Negativo nem a 1ª pessoa do plural (nós) e as 3as. pessoas (você, vocês) do Imperativo Afirmativo.

Bem, levei horas para escrever isso, até tive que consultar, por uns segundos, minha Gramática, mas espero que aprendam e entendam o porquê de certas formas verbais existirem e por que são corretas.

2 comentários: