quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Adjetivo com função adverbial

Adjetivo com função adverbial

A função usual do adjetivo é modificar, acrescentar atributo ao substantivo, como em: “O bom ® homem sorriu-lhe ” e “ Trata-se de notícia ¬ importante”.
Entretanto, quando modifica verbos, o adjetivo exerce função adverbial: “Vá direto para casa”, “Fale claro agora” e “Letícia mergulhou rápido na piscina”. Nestes exemplos, “direto” corresponde a diretamente; “claro”, a claramente e “rápido”, a rapidamente.
Enquanto o adjetivo assume geralmente a forma feminina para compor advérbios de modo (claramente, puramente), para funcionar como advérbio – igualmente de modo –, o faz na forma masculina ou, para sermos mais preciso, na forma “neutra”. Esse uso não é novidade, pois escritores latinos já empregavam o adjetivo com função adverbial. Ao dizermos “O barco encostou garbosamente no cais de madeira”, vemos que no predicado verbal “encostou garbosamente no cais de madeira” o advérbio garbosamente, invariável, modifica de maneira clara o verbo “encostou”. Contudo, se empregamos o adjetivo garboso com função adverbial – “O barco encostou garboso no cais de madeira” –, constatamos ser verbo-nominal o predicado. Isto porque, ao mesmo tempo que “garboso” modifica “encostou”, também se refere ao sujeito (o barco), com o qual concorda.
Assim, se substituíssemos “o barco” por “a lancha”, “os barcos” ou “as lanchas”, teríamos a flexão daquele adjetivo em garbosa (A lancha encostou garbosa), garbosos (Os barcos encostaram garbosos) e garbosas (As lanchas encostaram garbosas). Concluímos assim que o adjetivo empregado com função adverbial deve ser considerado estritamente advérbio quando integra predicado verbal e nesta condição permanece invariável na forma aparentemente masculina, na verdade, neutra.
Caso integre predicado verbo-nominal, a par da função adverbial, exercerá também função adjetiva, pois que modificará um substantivo, com o qual concordará em gênero e número.

Nenhum comentário:

Postar um comentário