terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Vem é singular, vêm é plural

Vem é singular, vêm é plural

“O governo britânico se diz especialmente preocupado com a possibilidade de os hackers que vem agindo em represália a uma detenção que consideram política atacarem sites relacionados às devoluções da Fazenda ou de determinadas prestações sociais.”

Com a reforma ortográfica, a maioria dos acentos diferenciais desapareceu. Palavras como “para” (forma do verbo “parar”), “pera” (substantivo), “pelo” (o substantivo) ou “polo” (substantivo), que antes recebiam acento gráfico, agora se escrevem exatamente como os seus homônimos.

Mantiveram-se, entretanto, os acentos diferenciais do infinitivo do verbo “pôr” (que aparece em “pôr do sol”) e da forma de pretérito perfeito do verbo “poder” (“pôde”).

Não houve alteração na grafia dos “porquês” (por que, porque, por quê e porquê, cada qual com sua função). O mesmo se pode dizer das formas dos verbos “ter” e “vir”. Na terceira pessoa do singular, elas não recebem acento (ele tem, ele vem) e, na terceira do plural. Estão mantidos os acentos circunflexos (eles têm, eles vêm).

Nada mudou entre os verbos derivados de “ter” e de “vir”. Assim: ele mantém (acento agudo) e eles mantêm (acento circunflexo); ele intervém (acento agudo) e eles intervêm (acento circunflexo).

As formas verbais que perderam os acentos foram as de terceira plural dos verbos “crer”, “ler”, “ver” (presente do indicativo) e “dar” (presente do subjuntivo), em que se duplicam os “ee”. Assim: eles creem, eles leem, eles veem, que eles deem. O mesmo vale para os verbos deles derivados (eles preveem, eles reveem).

Observe que, no fragmento em destaque, a forma verbal deve concordar com “hackers” – no plural, portanto. Veja, abaixo, a correção:

O governo britânico se diz especialmente preocupado com a possibilidade de os hackers que vêm agindo em represália a uma detenção que consideram política atacarem sites relacionados às devoluções da Fazenda ou de determinadas prestações sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário