terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Locuções prepositivas - casos recorrentes

Locuções prepositivas - casos recorrentes

A expressão que complementa o título em evidência (casos recorrentes), literalmente nos chama a atenção para um fato que se manifesta com certa frequência em meio ao cotidiano linguístico de muitos. Diante deste fato, implica dizer que tais recorrências não se concebem de forma positiva, ao contrário, infringem a modalidade padrão da escrita.


A verdade é que se espalham de modo um tanto quanto desordenado, “atingindo” de forma direta os postulados gramaticais em todos os aspectos, seja na esfera semântica, sintática, ortográfica, morfológica, entre outras. Desta forma, o artigo que ora se evidencia estabelece o propósito de evidenciar algumas ocorrências relacionadas ao emprego inadequado das locuções prepositivas, no intuito de pontuar acerca de suas reais características e evitar que tais desvios tendam a disseminar cada vez mais.


Assim sendo, antes de nos familiarizarmos efetivamente com o assunto, analisemos os enunciados subsequentes, os quais apresentam algumas anormalidades no que tange a este aspecto:


A nível de conhecimento, os alunos do período matutino superam os do vespertino.

Ou

Em nível de conhecimento, os alunos do período matutino superam os do vespertino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário