domingo, 28 de agosto de 2011

Os casos de sujeito simples de Concordância verbal

Concordância verbal
A concordância verbal é uma das particularidades pertinentes à gramática passível de questionamentos, em função de determinadas regras específicas.

Tal ocorrência é muito requisitada não só no ambiente escolar, como também na maioria dos concursos e provas de vestibulares.

Em função disto, torna-se necessário aprimorarmos nossa competência linguística a fim de que possamos colocá-la em prática sempre que necessário.

Sendo assim, analisaremos alguns casos em que a ocorrência se dá com o sujeito simples, atentando-nos para os mesmos:


- Expressões partitivas – Quando o sujeito forma-se por uma expressão partitiva (parte de, metade de, a maioria de, a maior parte de, grande parte de), seguida de um substantivo ou pronome no plural, o verbo pode ficar no singular ou pode ser flexionado.

A maioria dos alunos obteve/obtiveram boa nota.

- Quantidade aproximada – Quando o sujeito se caracteriza por expressões que indicam quantidade aproximada (cerca de, mais de, menos de) seguidas de numeral e substantivo, o verbo concorda com o substantivo.

Cerca de mil candidatos fizeram a prova do Enem.
Mais de um atleta participou da competição.

- Nomes próprios – Quando se trata dos mesmos, a concordância deverá ocorrer levando em consideração a ausência ou a presença do artigo. Sem ele, o verbo permanece no singular; com ele, fica no plural.

Goiás é um estado acolhedor.
Os Estados Unidos ainda determinam o fluxo da economia mundial.

- Pronome interrogativo ou indefinido plural – Quando o sujeito compuser-se de um pronome interrogativo ou indefinido plural (quais, quantos, alguns, quaisquer), seguido de “nós” ou de “vós”, o verbo pode concordar com o primeiro pronome ou com o pronome pessoal.

Vários de nós reivindicaram/reivindicamos nossos direitos.

- Pronome relativo que – a concordância em número e pessoa é feita com o antecedente do pronome.

Fui eu que trouxe o presente.
Fomos nós que fizemos a oferta.
Com a expressão “um dos que” – Quando o sujeito se caracterizar pela mesma, o verbo permanece no plural.

Carlos foi um dos alunos que mais se destacaram durante o ano.

- Pronome relativo quem – Pode-se utilizar o verbo na terceira pessoa do singular ou o mesmo poderá concordar com o antecedente do pronome.

Fui eu quem realizou a pesquisa.
Fomos nós quem organizamos o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário