Enem

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Diferença entre “Em vez de” e “Ao invés de”

Diferença entre “Em vez de” e “Ao invés de”

Entre um papo e outro é comum trocarmos termos. Não há o menor problema nisso, mas, como sempre insisto aqui, na hora de um concurso a coisa não é tão simples assim. Veja a questão, adaptada como exemplo:

01 - (...FGV – Polícia Civil) - “Concluída a fusão dos mercados, em vez de rumar para a integração política e consolidar seu protagonismo na cena mundial, a Europa faz da integração um utensílio da exclusão. (...).” (L.49-54)

A respeito do trecho acima, analise o item a seguir:
I. A expressão em vez de não poderia ser substituída, no trecho, por ao invés de. ( ) correto ( ) errado

EM VEZ DE = em lugar de. Deve ser usada preferencialmente em substituições que não indiquem sentido oposto. Em vez de carro, foi de avião. Em vez de Letras, cursou Direito.

AO INVÉS DE = ao contrário de. Deve ser usada quando se destaca a ideia de oposição. Ao invés de sair, ficou em casa. Ao invés de subir, desceu. Ao invés de falar, calou-se.

Importante - “em vez de” pode substituir a expressão “ao invés de”, mas o contrário nem sempre é permitido, pois a segunda só deve ser usada em caso de substituição por ideia contrária. É por isso que a frase da atendente está incorreta. A moça vai de qualquer jeito, apenas trocou a carona. Oi Ju, bom dia! Em vez de ir com a Lu, vou com você.

Já na questão da FGV a resposta é: (x) errado. Há no texto a ideia de oposição em relação ao uso que a Europa faz da integração política, portanto, pode sim haver a substituição. Ao invés de “rumar para a integração (...) a Europa faz da integração um utensílio da exclusão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário