quarta-feira, 23 de março de 2011

Você já subiu para cima?

Você já subiu para cima?

No registro coloquial, é comum frases como Menino, entra pra dentro, Essa história é baseada em fatos reais, Você está com conjuntivite nos olhos e por aí vai. Frases que apesar de terem caído no gosto comum sempre são criticadas como um vício de linguagem chamado pleonasmo vicioso.

Na literatura, o pleonasmo é caracterizado como uma figura de linguagem de papel estilístico, cujo objetivo é reforçar uma ideia.

Talvez o uso do pleonasmo seja tão antigo quanto a comunicação humana, pois há cerca de quinhentos anos antes de Cristo já se via na entrada do templo de Dephos, na Grécia, os seguintes dizeres: “Conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”.

Exemplos de pleonasmos literários:

"E rir meu riso / e derramar meu pranto" (Vinícius de Moraes)

"Morrerás morte vil na mão de um forte." (Gonçalves Dias)

"Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal" (Fernando Pessoa)

“Detalhes tão pequenos de nós dois.” (Roberto Carlos)

“Chovia uma triste chuva de resignação.” (Manuel Bandeira)

“Não os venci. Venceram-me eles a mim.” (Rui Barbosa)

“Sorriu para Holanda um sorriso ainda marcado de pavor.”(Viana Moog)

“Eu nasci, há dez mil anos atrás
e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais" (Raul Seixas)

Há quem defenda que “prefeito municipal”, “estrela do céu”,“canja de galinha” e “ganhar grátis” sejam pleonasmos. Porém, temos prefeito militar, prefeito universitário além de o mar está cheio de estrelas. Já a canja, essa veio do malaio kãnji, e quer dizer “arroz molhado”. Portanto, na falta da galinha experimente fazer com legumes ou carne bovina que também ficará deliciosa.
Quanto ao ganhar grátis, você pode participar de um sorteio e ganhar mesmo tendo pago para participar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário