quarta-feira, 23 de março de 2011

Correntes da Lingüística

Correntes da Lingüística
Os estudos lingüísticos no século XX tomaram rumos diversos nos vários países em que se desenvolveram, definindo escolas ou correntes teóricas. Cada uma dessas escolas privilegia um ou outro aspecto da linguagem. Entre elas, destacam-se:

• Gerativismo: procura mostrar a capacidade do falante-ouvinte de produzir e compreender um número infinito de frases que nunca tenha ouvido antes, mediante um número finito de regras e elementos que se combinam.


• Pragmatismo: aborda a relação do discurso que envolve o falante, o ouvinte e a situação comunicativa concreta em que ele é produzido. Sua unidade fundamental é o ato da fala, ou seja, a produção de uma determinada mensagem, em determinadas condições, com uma determinada intenção.


• Estruturalismo: entende a língua como um sistema articulado, em que todos os elementos estão interligados. É a posição estrutural do elemento que vai conferir-lhe o valor e a função.

4. Outras formas do estudo da linguagem
A linguagem não é só objeto científico da lingüística, mas também é ponto de partida e matéria de outras áreas do conhecimento, como as que focalizam o comportamento social e psicológico do ser humano:


• Sociolingüística: estuda as relações entre a língua e os comportamentos sociais. As mudanças por que passam as sociedades e que se refletem na evolução da língua.

• Psicolingüística: estuda a capacidade da mente humana de produzir e compreender a língua.

Semiótica ou semiologia: estudo geral dos signos e sistemas de significação. Em razão da grande importância que tem o campo da comunicação humana, usa-se este termo para designar sistemas específicos: semiótica do cinema, da publicidade, de sistemas musicais, da literatura, entre outros.

Dialetologia: procura conhecer as variantes lingüísticas de um território, seus limites e suas influências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário