segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Estudo acerca de o, a, os, as

Estudo acerca de o, a, os, as
Os vocábulos o, a, os, as podem ser artigos, pronomes pessoais do caso oblíquo ou pronomes demonstrativos; o a também pode ser preposição. Vejamos caso a caso:



1) Artigo



Os vocábulos o, a, os, as serão artigos definidos quando determinarem um substantivo, indicando-lhe gênero e número, ou seja, indicando que o substantivo é masculino ou feminino, singular ou plural. Sempre terão à sua frente um substantivo, obviamente. Veja um exemplo:



O homem que comprou o carro deixou o cheque com a secretária.



Nesse exemplo, há quatro artigos - O, o, o e a, que acompanham, respectivamente, os substantivos homem, carro, cheque e secretária.



2) Pronome Oblíquo



Os vocábulos o, a, os, as serão pronomes pessoais do caso oblíquo quando substituírem os pronomes pessoais do caso reto ele, ela, eles, elas, quando estes funcionarem como objeto direto ou como sujeito acusativo.



Os pronomes ele, ela, eles, elas não podem funcionar como objeto direto, a não ser que sejam antecedidos da preposição a. Se não forem antecedidos desta preposição, têm de ser substituídos por o, a, os, as. Por exemplo:



O carro, comprei ele ontem. Essa frase está errada, pois comprar é verbo transitivo direto (Quem compra, compra algo). Não se pode usar, então, o pronome ele. Deve-se substituí-lo por o:



O carro, comprei-o ontem.



O, a, os, as funcionarão como sujeito acusativo quando houver um dos seguintes verbos acompanhado de outro verbo no gerúndio ou no infinitivo: fazer, mandar, ver, deixar, sentir ou ouvir. Quando isso ocorrer, não se pode usar ele, ela, eles, elas entre os verbos. Por exemplo:



O professor mandou o aluno sair.



O substantivo aluno não pode ser substituído por ele, e sim por o, já que há o verbo mandar está acompanhado de outro no infinitivo (sair):



O professor mandou-o sair.



Veja outros exemplos:



O rapaz a fez falar a verdade.

O gerente viu-a colocando o objeto na bolsa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário