segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Dicas e técnicas de estudo

Dicas e técnicas de estudo

Alimentação turbinada para melhorar o rendimento nos estudos
Na hora de estudar, não basta apenas estar com caderno e lápis na mão: uma mente preparada para absorver conhecimento é imprescindível. Parece simples, mas não é. Muita gente encontra dificuldades para assimilar o que está estudando, seja por sono, por problemas para se concentrar, ou por não conseguir armazenar tanta informação. É nessa hora que a alimentação faz a diferença. O que você ingere interfere diretamente no seu rendimento nos estudos.
"Os estudos podem ser prejudicados por uma alimentação desorganizada e pobre em nutrientes", diz Fernanda Pisciolaro, nutricionista e membro da ABESO (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica).
Além disso, regular os horários das refeições também é importante. "É necessário comer pequenas quantidades de alimentos, fracionadas em várias refeições, para facilitar a digestão", conclui.

Aprenda a eliminar pequenos problemas que se podem se tornar um problemão. Confira a seguir:
· Ansiedade: Quando uma prova está próxima demais e parece que o cérebro não absorve nada, surge a ansiedade. Como resultado, vem aquela vontade de "devorar" os livros, mesmo que nenhuma informação seja armazenada no processo. Alimentos como café, açúcar e chocolate estão na lista dos preferidos por quem sofre de ansiedade. Porém, eles devem ser evitados, pois aliviam apenas momentaneamente o nervosismo, que pode voltar depois com intensidade até maior.
A dica é consumir queijo branco, arroz, castanhas, soja, além de leite e iogurte desnatados, que são ricos em triptofano, substância que gera um bom resultado na tentativa de eliminar a ansiedade.

Falta de concentração: Não permita que sua concentração dê um passeio na hora dos estudos, o famoso “viajar na maionese”. A fim de evitar que o pensamento fique disperso, a dica é ingerir alimentos que sejam fonte rápida de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário