quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Concordância com pronome QUE - apostila online

Concordância com pronome QUE - apostila online

Entre os casos especiais de concordância verbal está o dos coletivos e partitivos seguidos de uma expressão no plural, verificado em construções do tipo “a maioria das pessoas veio/vieram” ou “o bando de crianças corria/corriam”.

Como se vê, as duas concordâncias são possíveis – com o núcleo (seguindo o princípio lógico-gramatical) ou com o especificador (concordância atrativa). A escolha de uma ou outra normalmente associa-se à ênfase pretendida por quem constrói a frase.

Na maior parte das vezes, a concordância com o núcleo da expressão é a que “soa melhor” – exatamente por obedecer ao princípio geral de concordância. Assim:

1. A maioria das pessoas chegou antes do entardecer.

2. O bando de mendigos descansava sob a árvore.

O uso de um partitivo (maioria, maior parte etc.) ou de um coletivo (bando etc.) indica a intenção de agrupar, de tratar o plural como singular. Ocorrem, entretanto, situações em que esse tipo de concordância parece não funcionar bem. Veja:

1. A maioria dos homens está atenta ao problema.

2. Um terço das mulheres presentes está grávido.

Melhores do que essas construções seriam as seguintes:

1. A maioria dos homens estão atentos ao problema.

2. Um terço das mulheres presentes estão grávidas.

É fácil perceber por que as últimas frases funcionam melhor. Nelas existe um verbo de ligação seguido de um nome que concorda em gênero e número com o termo a que se refere. É mais claro dizer “homens atentos” e “mulheres grávidas” do que “maioria atenta” e “terço grávido”.

Não se pode, todavia, confundir esse caso de concordância com o seguinte:

“A maior parte dos recursos que ingressou efetivamente no país veio por meio de fusões ou compras parciais de empresas.”

No período acima, a forma “veio” concorda corretamente com o núcleo do sujeito “a maior parte”, mas a forma “ingressou” desvia do padrão de concordância. Seu sujeito é o pronome relativo “que”, cujo antecedente é o termo “recursos”, com o qual o verbo deve concordar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário