segunda-feira, 23 de maio de 2011

o uso do pronome

o uso do pronome:
Algum
a) quando anteposto ao substantivo da idéia de afirmação

"Algum dinheiro terá sido deixado por ela." b) quando posposto ao substantivo dá idéia de negação "Dinheiro algum terá sido deixado por ela." Obs.: O uso desse pronome indefinido antes ou depois do verbo está ligado à intenção do enunciador.

Demais
Este pronome indefinido, muitas vezes, é confundido com o advérbio "demais" ou com a locução adverbial "de mais". Ex.:" Maria não criou nada de mais além de uma cópia do quadro de outro artista." (locução adverbial)

"Maria esperou os demais." (pronome indefinido = os outros) "Maria esperou demais." (advérbio de intensidade)

Todo
É usado como pronome indefinido e também como advérbio, no sentido de completamente, mas possuindo flexão de gênero e número, o que é raro em um advérbio.

Ex.: "Percorri todo trajeto." (pronome indefinido) "Por causa da chuva, a roupa estava toda molhada." (advérbio)

Cada
Possui valor distributivo e significa todo, qualquer dentre certo número de pessoas ou de coisas.

Ex.: "Cada homem tem a mulher que merece."

Este pronome indefinido não pode anteceder substantivo que esteja em plural (cada férias), a não ser que o substantivo venha antecedido de numeral (cada duas férias).

Pode, às vezes, ter valor intensificador : "Mário diz cada coisa idiota!"

Pronomes relativos
São aqueles que representam nomes que já foram citados e com os quais estão relacionados. O nome citado denomina-se ANTECEDENTE do pronome relativo.

Ex.:"A rua onde moro é muito escura à noite." onde: pronome relativo que representa "a rua" a rua : antecedente do pronome "onde"

FORMAS VARIÁVEIS FORMAS INVARIÁVEIS
Masculino Feminino o qual / os quais a qual / as quais quem quanto / quantos quanta / quantas que cujo / cujos cuja / cujas onde

O pronome relativo QUEM sempre possui como antecedente uma pessoa ou coisas personificadas, vem sempre antecedido de preposição e possui o significado de "O QUAL"

Nenhum comentário:

Postar um comentário