quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Pronomes possessivos

Assunto atualizado para quem está estudando para vestibular e Enem.

Pronomes possessivos: Os pronomes possessivos referem-se às pessoas do discurso,atribuindo-lhes a posse de alguma coisa

Formas dos pronomes possessivos:

1a pessoa do singular – meu, minha, meus, minhas

2a pessoa do singular – teu, tua, teus, tuas

3a pessoa do singular - seu, sua, seus, suas

1a pessoa do plural – nosso, nossa, nossos, nossas

2a pessoa do plural – vosso, vossa, vossos, vossas

3a pessoa do plural - seu, sua, seus, suas


Exemplos:

•Eu esqueci meu livro na casa de pedro.
•Aquela bicicleta é tua?
•Você está convidado a comparecer em nosso churrasco.

Pronomes demonstrativos: São aqueles que indicam o lugar, a posição ou a identidade dos seres. Exemplo:

•Compro este carro (O pronome este indica que o carro está perto da pessoa que fala.)
•Compro esse carro (O pronome esse indica que o carro está perto da pessoa com quem falo, ou afastado da pessoa que fala)
•Compro aquele carro (O pronome aquele diz que o carro está afastado da pessoa que fala e daquela com quem falo)
Aos pronomes este, esse, aquele, correspondem isto, isso, aquilo, que são invariáveis e se exclusivamente como substitutos dos substantivos. Exemplos:

•Isto é meu
•Isso que você está levando é seu?
•Aquilo que João está levando não é dele.

Pronomes relativos: são palavras que representam nomes já referidos, com os quais estão relacionadas. Daí denominaram-se relativos. Exemplo:


•João comprou a casa que lhe convinha.
•A palavra que representa o nome casa, relaciona – se com o termo casa: é um pronome relativo.
•João comprou a casa que lhe convinha.
•A palavra que representa o nome casa, relaciona – se com o termo casa: é um pronome relativo.
Outros exemplos:

•O lugar onde paramos era deserto
•Traga tudo quanto lhe pertence


Pronomes indefinidos:

São pronomes indefinidos substantivos: Algo, alguém, fulano, sicrano, beltrano, nada, ninguém, outrem, quem, tudo.

Exemplos:

•Algo o incomoda?
•Quem avisa amigo é.
•Encontrei quem pode me ajudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário